top of page

Sobre

"A Psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor."

Sigmund Freud

O paciente busca a ajuda do psicanalista para ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, pensamentos e ações e, assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida. Neste modo, o psicanalista trabalha com as emoções e sentimentos do indivíduo, auxiliando-o a trazer para a consciência questões, hábitos, comportamentos antes inconscientes, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas.

Assim que tomamos conhecimento dos nossos processos internos, participamos mais conscientes e ativamente deles. Alcançamos mais equilíbrio, harmonia e realização interior. Ao trabalhar os desequilíbrios e compreender a razão que nos levou a eles, podemos ficar mais alertas e conscientes quando esses processos se apresentarem novamente. Assim, podemos escolher diferente e romper o padrão que os desencadeia.

É indicado para desde casos mais graves como traumas de abuso ou violência, depressão e ansiedade até casos de simples busca por mais autoconhecimento. Comumente trabalhamos a psicanálise juntamente com a teurgia, potencializando assim os seus efeitos, trazendo um resultado muito mais rápido e eficaz. 

Mulher sendo atendida

História

 A psicanálise é a área de investigação da mente humana. Sob os seus domínios estão diversos tipos de tratamentos de saúde clínica.

A origem da psicanálise se dá no século XIX a partir dos estudos da psique humana pelo médico Sigmund Freud, em 1881, quando ainda trabalhava no Hospital Geral de Viena.

Segundo Freud, a psicanálise seria a “profissão de pessoas que curam almas”. No sentido científico da palavra, “alma” seria o equivalente a “mente” ou “inteligência”, atribuindo esse valor à condição das patologias que atingem e afligem muitas pessoas no mundo.

O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças.

É a partir desta abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos.

Desta forma, a ação consciente do psicanalista é o de fornecer as chaves para a psique do paciente, como se fosse um espelho.

bottom of page