Sobre
Terapia Cognitivo Comportamental – TCC é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada no problema atual do paciente.
Ou seja, traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.
Para a TCC, existem pensamentos que são considerados automáticos.
Esses pensamentos são àqueles que construímos ao longo de nossa existência e refletem diretamente na maneira como enfrentamos os acontecimentos, sem sequer passarmos por uma análise interna.Esses pensamentos podem ser positivos ou negativos – depende de cada situação vivenciada.
Através do processo terapêutico, o psicólogo irá ajudar o paciente a distinguir cada um desses pensamentos, elaborá-los para entendê-los com clareza e, assim, possuir autonomia para, se necessário, modificá-los.
A Terapia Cognitivo Comportamental irá nos mostrar que esses são pensamentos automáticos considerados negativos, e que a tendência diante de uma situação como o exemplo acima, é desencadearem sentimentos como rejeição, frustração e fracasso.
Assim, através do processo terapêutico, entenderemos que é possível identificar que esses pensamentos não condizem com a verdade.
História
A Terapia Cognitivo Comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos.
Ele percebeu que pacientes depressivos tinham uma visão distorcida de si mesmos, do mundo ao redor e de seus futuros – a chamada tríade negativa, que tem formação na infância.
A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida popularmente por TCC, surgiu com o objetivo de corrigir esses pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos.
Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.
Nas últimas décadas a Terapia Cognitivo Comportamental tem tido um impacto enorme sob o campo da saúde mental, devido a sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais.